Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Aberrações Futebolísticas" - As aparências NÃO enganam

Já tinha adiantado tudo o que precisava fazer no estágio. Receber os telefonemas, enviar twits, editar vídeos, mandar e-mails, selecionar os especializados... Funções da minha nova profissão. Sem nada tão urgente para fazer (antes do programa), decidi escrever para o blog. Olhei o cronograma de sessões e notei que hoje é o dia das “Aberrações Futebolísticas”. Minha vasta, criativa e inesperada imaginação (modéstia à parte) me remeteu a um jogador búlgaro, que participou da Copa de 94, cuja aparência é, no mínimo, “intrigante” (mais do que o nosso glorioso Valderrama, acredite). Vaguei, perambulando pelas dimensões da web, à procura de imagens, fotos ou resquícios destes ícones, figuras, ou, porque não, aberrações do futebol.

Jaz aqui o resultado da curiosa pesquisa:

Hilário!

CARLOS “EL PIBE” VALDERRAMA – Não tem como não começar com este. Ele não era só conhecido pela sua imponente cabeleira (embora, eu ache), mas é considerado um dos maiores jogadores colombianos da história. Jogava no meio de campo e tinha como característica os passes precisos e uma forte marcação. Se aposentou, em 2004, aos 42 anos.


TRIFON IVANOV, VULGO LOBO BÚLGARO – Este defensor fez parte da surpreendente seleção da Bulgária da Copa de 1994 (4º lugar), a mesma do craque Stoichkov. Mas Ivanov chamava mais atenção pelo seu corte mullet de cabelo e uma barba fora do cumum. Seu visual amedrontador o levou ao seleto hall dos zagueiros mais temidos da história das Copas (não é para menos, não?)


TCHOUTANG – Bola que é bom nada, mas o que espanta neste atleta foi seu súbito envelhecimento em um intervalo de quatro anos. O camaronês conseguiu o feito de diminuir 11 centímetros de altura!


TARIBO WEST – Quem colecionou álbum de figurinha da Copa sabe de quem eu estou falando. A figura mais emblemática da Copa de 2002, sem dúvidas. Nem o bizarro cabelo de Ronaldo Fenômeno consegue superar o desse nigeriano. Parecem dois arbustos, cor de kiwi, no meio de um deserto... Por fim, só para constar, foi zagueiro.


FRANCK RIBÉRY E CARLOS TÉVEZ – Bom, esses a gente já conhece...

4 comentários:

  1. Excelente post, Gabithi!

    Faço as seguintes considerações:

    1. A juba do Valderrama tem uma explicação bacana: ele tinha parentesco com uns índios colombianos que não cortavam o cabelo por acreditar que, fazendo isso, eles perdiam sua força (absolutamente não é verdade que os tais índios eram parentes do Sansão).

    2. Me pergunto como uma seção chamada "aberrações futebolísticas" sobreviveu até hoje sem ter sequer mencionado a cabeleira do Taribo West.

    3. Cumequié, o camaronês lá diminuiu 11 cm!?!?!? Cortaram as pernas dele ou algo assim!!?!?!?

    4. Só faltou mostrar a dupla de zaga mais estranha da Copa de 1994 (certamente no top 5 de todas as Copas): os americanos Alexi Lalas e Marcelo Balboa.

    Acho que é só =D

    ResponderExcluir
  2. Excelente e curiosa pesquisa - que tal fazer o mesmo para os políticos??

    ResponderExcluir
  3. Legal Gabriel
    o caso do Tchoutang é bizarro! Envelheceu demais em 4 anos!
    Uma coisa engraçada da copa de 94 foram os uniformes que as seleções usaram.

    ResponderExcluir
  4. Matheus,
    Esqueci de colocar o caso dos zagueiros dos EUA! Memorável! Vou ter que fazer uma observação no post, não podemos deixar passar em branco.

    Gama,
    Tem razão! ehehehehe
    Estamos precisando fazer isto, mesmo. Talvez fique até mais bizarro!

    Alberto,
    O caso Tchoutang é realmente impressionante! Convenhamos... os uniformes das Copas anteriores eram, no mínimo, fantasias carnavalescas!

    ResponderExcluir